Aprenda a fazer o uso correto das cápsulas da dupla-torção!

Compartilhe:

Aprenda a fazer o uso correto das cápsulas da dupla-torção!

A cápsula ou mola tensionadora, que se encontra dentro da canilha na retorcedeira de dupla-torção, é uma das peças mais importantes da máquina retorcedora de fios.

Vamos acompanhar  o caminho percorrido pelo fio pela retorcedeira de dupla-torção. O fio sai do tubete dentro da panela, passa por dentro da canilha (aonde se encontra a cápsula), sai por baixo (reserva) e sobe para o para-balão em forma de balão. Esse fio é enrolado na parte superior da máquina pelo rolo de arraste.

A cápsula tem a importante missão do controle da quantidade de fio puxada do tubete dentro da panela e garantir o equilíbrio do fio na região do fuso. O equilíbrio está na quantidade de fio retirada e na quantidade de fio na reserva na parte inferior do disco do fuso.
O fio deve dar uma volta e 1/4 de volta na reserva considerando o tubete cheio. A volta e 1/4 na reserva garante a correta TPI (torção por polegada) do fio retorcido.

Através da tensão da mola no interior da cápsula controla-se o freio necessário para manter o equilíbrio no conjunto do fuso da retorcedeira. Se a tensão for muito baixa o fio passa sem dificuldade, não freiando o necessário para dar a volta e formar um belo balão. Se a tensão for muito alta o fio pode arrebentar, perder a reserva e romper.

A tensão da mola deve ser consistente com o título do fio a ser fabricado. A escolha correta da tensão, que colocamos na canilha irá definir a qualidade do fio retorcido. A escolha da tensão correta é comprovada na prática.

Trabalhamos com duas variáveis para escolher na prática a tensão correta:
1. A numeração na ponta da canilha. A posição 1 adiciona maior tensão no fio, enquanto as posições de números maiores (2,3,e 4) diminuem a tensão do sistema sobre a cápsula.
2. A numeração das cápsulas: O número inscrito na cápsula começa com zero (0) para a mola de menor tensão. Conforme o número aumenta, aumenta a tensão da mola interna.  

Existem dois tipos de cápsulas em uso:
cápsula lisa ou tipo bulbo é utilizada nas máquinas manuais mais antigas. Nessas máquinas necessita-se um passador de nylon para inserir o fio pelo sistema canilha e prato da retorcedeira.

O outro modelo de cápsula é chamado de cogumelo , devido ao topo da cáapsula possuir uma forma que lebra um cogumelo. Nessas retorcedeiras mais modernas o fio é passado no sistema por ar comprimido, normalmente acionado por um pedal.

Dicas importantes!!
- Observe sempre a cápsula em uso na sua retorcedeira;
- Lembre-se que as cápsulas tem uma vida útil máxima de 18 meses;
- A cada troca de título devem ser trocadas TODAS as cápsulas da máquina;
- Cápsulas ruins ou antigas devem ser descartadas bem LONGE da retorcedeira;
- Uma mola gasta não faz o trabalho corretamente. Não recondicione cápsulas antigas!

Gostou do artigo?
Entre em contato conosco para mais informações como esta!!


_______
Endereço:

Rua Jose Eugenio Padoan, 15
CEP 04926-060 | São Paulo/SP

Informações:
Telefone:
5517-6082
Whatsapp:
9935-43787
Fax:
5517-7257
Email de contato:
E-mail:
rivitex@rivitex.com.br
Newsletter

Instagram