STARLETplus - A nova geração de viajantes para filatórios de anéis

Compartilhe:

STARLETplus - A nova geração de viajantes para filatórios de Anéis

Original de Dra. Ing. Birgit Joana Pedimonte - Spinnovation no.31

As fiações de fibras agressivas não estão mais limitadas graças as características específicas do viajante STARLETplus. O processamento dessas fibras pode levar a marcas de corte no ponto de contato de passagem  do fio. O tempo de aparecimento desses entalhes define a referência de qualidade do viajante no que diz respeito à pilosidade e neps ocasionados pelo fio.

Introdução

A tendência atual de produção de fibras sintéticas como viscose, PES ou fibras tingidas coloca grandes exigências aos fabricantes de componentes de tecnologia têxtil. O aumento de produção das fibras químicas, bem como a demanda de maior vida útil dos componentes sem  restrição em termos de qualidade, tem influenciado consideravelmente o mercado.

Desgaste abrasivo na passagem do fio no viajante Starlet

Na área de produção de fios sintéticos um dos componentes tecnológico, que é fortemente afetado é o viajante, pois as fibras químicas o agridem fortemente na área de passagem do fio.
Comparado com o desgaste aceitável na área de contato do viajante com o fio, a fabricação de fios sintéticos trouxe à luz um novo aspecto dos mecanismos de atrito, exigindo novas soluções para satisfazer os requisitos dos clientes.

A figura abaixo mostra um exemplo de desgaste ocasionado por uma fibra sintética como viscose sobre o viajante STARLET. Observe a formação característica do entalhe no local de passagem do fio.
 

Starlet desgastado

Firura 1: Desgaste do viajante STARLET da Bracker
 

Análise dos mecanismos de desgaste individual

Partindo dessa motivação, a Bracker foca constantemente a necessidade dos clientes na melhoria dos componentes de fiação. Além da troca permanente de experiências e conhecimento entre o produto e a sua aplicação, pesquisa e desenvolvimento, a Bracker avalia permanentemente as tecnologias mais recentes em pesquisa e desenvolvimento.

No que diz respeito a «questão fibra química» foi construída uma máquina de teste única, que acelera a vida útil, permitindo a simulação dos fenómenos de desgaste na interface de contato viajante com o fio.
A aplicação de parâmetros de fiação realistas nessa máquina, permite uma análise extremamente precisa dos mecanismos de desgaste individuais, da função do acabamento do viajante e os parâmetros do fio. A busca pela melhoria dos componentes têxteis permite reduzir significativamente o desgaste abrasivo a fim de cumprir os requisitos em precisa concordância com as exigências de aplicação do produto.

Tendo em vista a situação atual de um acabamento de viajante bem estabelecido no mercado, o foco foi melhorar o acabamento STARLET. Sabendo que qualquer intervenção em um processo estabelecido precisa estar em acordo com a produção, aonde ocorre a fabricação de volume  elevado, a Bracker resolveu melhorar o acabamento STARLET criando o STARLETplus.

Foram realizadas investigações bem documentadas para assegurar a confiabilidade do processo bem como o melhor desempenho do viajante contra a característica agressiva das fibras sintéticas.

 

Grafico Starlet Plus

Figura 2:Vida útil dos viajantes STARLETplus comparado com o concorrente para diferentes parâmetros de fiação Ne30/1 - 40/1;17000 - 18000 rpm

Conclusão

As últimas notícias da BRACKER em relação às limitações do viajante STARLETplus  atestam o alto potencial do viajante devido ao ganho de vida útil em diversas situações nas fiações em todo o mundo.
A Figura 2 acima mostra a vida útil do STARLETplus em comparação direta ao produto do concorrente para várias fibras, diferentes títulos e diferentes velocidades dos fusos. O ganho significativo da vida útil do viajante prova que STARLETplus oferece um potencial de alto desempenho nas mais diversas aplicações.

STARLETplus - o viajante para desafiar as condições da fiação

_______
Endereço:

Rua Jose Eugenio Padoan, 15
CEP 04926-060 | São Paulo/SP

Informações:
Telefone:
5517-6082
Whatsapp:
9935-43787
Fax:
5517-7257
Email de contato:
E-mail:
rivitex@rivitex.com.br
Newsletter

Instagram